BLOG

Vantagens de ser caminhoneiro autônomo

Postado por Sam Rocha em 16/fev/2022
...

No meio de transporte de cargas é crescente o número de caminhoneiro autônomo, também conhecido como Transportador Autônomo de Carga (TAC). Apesar das dificuldades do cotidiano, trabalhar com transporte rodoviário pode ser uma profissão bastante interessante. Porém é preciso considerar que há perfis profissionais que podem se encaixar melhor com um modelo autônomo. Por isso, trouxemos algumas vantagens de optar por essa profissão.

FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS

Uma das vantagens de ser um trabalhador autônomo é a flexibilidade de horários. Assim, você pode ajustar o seu horário conforme a sua conveniência.

INDEPENDÊNCIA 

O caminhoneiro autônomo toma suas próprias decisões. Podendo assim escolher quais trabalhos deseja fazer, pode se negar a pegar determinado serviço.

DONO DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Todo dinheiro que entra é do caminhoneiro autônomo, sem necessidade de dividir com mais ninguém. Para isso, a pessoa precisa ser focada no trabalho e saber administrar o tempo.

COMO SE TORNAR UM CAMINHONEIRO AUTÔNOMO?

Agora que listamos as vantagens de ser um motorista autônomo, confira alguns itens essenciais para se tornar um:

TENHA O RNTRC

O RNTRC — Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas —, nada mais é que um passo obrigatório para se tornar um caminhoneiro autônomo. A explicação para isso é simples. Toda empresa ou trabalhador autônomo do setor de transporte de cargas precisa possuir esse registro junto à ANTT para poder trabalhar.

ORGANIZE-SE FINANCEIRAMENTE

Como falamos anteriormente, todo dinheiro que entra é do caminhoneiro autônomo, logo ele também terá que arcar com todas as despesas de seu caminhão.

BUSQUE DIFERENTES FONTES DE FRETE

Engana-se quem pensa que para conseguir fretes precisa ter contato com alguém de dentro da empresa. Hoje em dia, a tecnologia facilitou bastante o trabalho do caminhoneiro. Por meio de aplicativos para smartphone ou sites especializados, como a Fast Frete, é possível fazer a integração rápida entre quem precisa de um serviço e quem está oferecendo, negociando tudo de forma online.